ONG Parceira do PortoWeb

Histórico I Encontro de Ação Social

Encontro de Ação Social e Biodanza

 

Histórico:

O I Encontro de Ação Social e Biodanza foi promovido pela Rede de Integração e Cidadania - RINACI em 2005 nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2005 em Porto Alegre, com a participação de cerca de cem participantes. Na programação tiveram destaque à palestra de abertura sobre: Princípios básicos da ação social em biodanza, relatos de diversas experiências em ação Social e biodanza e a apresentação de monografias de sete alunos da escola de formação de facilitadores Rolando Toro de Pelotas e sócios da RINACI, além de vivências de biodanza.

A proposta da RINACI era de que outra organização, ONG ou Associação de biodanza ou escola organizasse o próximo encontro. No entanto, os participantes propuseram que o encontro de 2007 fosse organizado pela RINACI e depois se avaliasse qual a organização que assumiria o ano de 2009.

 

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2007 a RINACI promoveu em Porto Alegre, o II encontro de ação social e biodanza. Com a participação de cerca de oitenta participantes. Este evento contou com a participação de facilitadores e estudantes de biodanza de vários locais do Brasil, representantes da Argentina e Itália, integrantes de ONGS e entidades sociais. Foram compartilhadas experiências de projetos realizados na comunidade, instituições, escolas e grupos com necessidades especiais.

Foram três dias de debates e aprendizado, onde foram apresentados casos onde o sistema é aplicado para restituir a confiança e a auto-estima, desenvolver o movimento e fortalecer a identidade para crianças, idosos, deficientes mentais, mulheres, deficientes visuais, comunidades e minorias. . Foi apresentada monografia de uma aluna da escola de formação de facilitadores Rolando Toro de Pelotas e sócia da RINACI, além de vivências de biodanza.

Ficou definido pelos participantes que o terceiro encontro fosse organizado pela ONG ECOAR de Criciúma, em Santa Catarina.

 

O III encontro de ação social e biodanza foi  promovido pela ONG ECOAR em parceria com a RINACI e a Prefeitura de Gravatal nos dias 6, 7 e 8 de março de 2009 em Gravatal. O tema do encontro foi Solidariedade um bem social e Educação Biocêntrica um Método para acessá-la. Com a participação de cerca de quatrocentos participantes. . Este evento contou com a participação de facilitadores e estudantes de biodanza de vários locais do Brasil, representantes da Argentina, integrantes de ONGS e entidades sociais, gestores, funcionários da saúde e educação do município de Gravatal. Este encontro teve como objetivo refletir, sobre trabalhos e práticas realizadas através de rodas de conversas e rodas de diálogos sobre educação biocêntrica, função social da educação, cultura, bem estar e espaços sustentáveis. Houve apresentações de projetos e experiências em ação social, além de vivências de biodanza.

Os participantes definiram que o quarto encontro fosse realizado em Gravatal promovido pela RINACI em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e que anteriormente se realize encontros locais preparando o grande encontro.

 

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2010 foi realizado o Primeiro Encontro de  Educação Biocêntrica, Ação Social e Biodanza de Córdoba com o tema Por uma Educação e uma Ação Social Centradas na Vida. Com a participação de cerca de oitenta participantes.

Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010 foi promovido pelo Grupo Social de Biodanza de Gravataí em parceria com a RINACI O Primeiro Encontro de Biodanza e Ação Social e Educação Biocêntrica de Gravataí com o tema Saúde, Educação e Ações Sociais  em Favor da Vida. Com a participação de cerca de cem participantes.

 

Nos dias 29 e 30 de abril de 2011 foi realizado pela RINACI em parceria com a AGB Associação gaúcha de Biodanza e ONG Moradia e Cidadania do Rio Grande do Sul o Primeiro Encontro de Biodanza e Ação Social e Educação Biocêntrica  de Porto Alegre com o tema Potencializando Redes Afetivas na Ação Social Na Escola, Comunidade, Organização e Saúde. Com a participação de cerca de cento e vinte participantes

 

O IV Encontro de Biodanza e Ação Social e I Educação Biocêntrica  do Sul foi promovido pela RINACI em parceria com a ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina nos dias 4, 5,6 e 7 de agosto de 2011 em Gravatal. O tema do encontro foi Construindo Redes Afetivas. Com a participação de cerca de quatrocentos participantes. Durante o encontro  quatro alunos da da escola de formação de facilitadores Rolando Toro de Pelotas apresentaram monografias.

 



A+-     A  ?
» contatos

Rua José de Alencar, 630
sala 505
Porto Alegre - RS CEP: 90880-480

(51) 8403-3121
(51) 8403-3093
(51) 8505-1319
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA