ONG Parceira do PortoWeb

II Encontro de Ação Social e Biodanza

II ENCONTRO DE AÇÃO SOCIAL E BIODANZA®


A RINACI promoveu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2007, em Porto Alegre, o II Encontro de Ação Social e Biodanza. Este evento contou com a participação de facilitadores e estudantes de Biodanza de vários locais do Brasil, representantes da Argentina e Itália, integrantes de ONGs e entidades sociais. Foram compartilhadas experiências de projetos realizados na comunidade, instituições, escolas e grupos com necessidades especiais. Este encontro teve como objetivo refletir, sobre trabalhos aplicados a populações que vivem situações de exclusão e violação de direitos humanos, e tecer uma rede de atuação, norteada pela solidariedade, integridade e amorosidade. Os resultados apresentados mostram que a Biodanza e a Educação Biocêntrica tem muito a contribuir na busca de uma sociedade mais digna e saudável. Através da profissionalização e da sustentabilidade de projetos nesta área viabiliza-se o crescimento da biodanza dentro de projetos para o 3° setor.


"A Biodanza na ação social oferece meios de resgate da cidadania a partir do reforço da identidade individual, grupal, comunitária e cultural, favorecendo a noção do valor intrínseco e de importância dentro da sociedade. Resgata a potência de agir no mundo e de modificar realidades opressoras a partir de uma noção vivencial de dignidade”. (Myrthes González)

"Foram três dias de debates e aprendizado, onde vi apresentações de casos onde o sistema é aplicado para restituir a confiança e a auto-estima, desenvolver o movimento e reforçar a identidade para crianças, idosos, deficientes mentais, mulheres, deficientes visuais, comunidades e minorias. Assisti a uma palestra de captação de recursos e um mini curso sobre como estruturar uma ONG. E também pude apresentar uma palestra sobre comunicação digital, que se tornou uma proposta de construção coletiva de um portal para o movimento, abrindo as portas para a divulgação destes trabalhos.” (Gilberto Mendes)



Saiba mais sobre o encontro:

* ABERTURA DO II ENCONTRO

* MESA REDONDA

* VIVÊNCIAS

* MONOGRAFIA (Izaura)

* MINI CURSOS

* ENCERRAMENTO

* PROJETOS SOCIAIS E PALESTRAS



Em anexo, alguns textos:

Dançando a Vida

De Vítima a Protagonista

Casa Brasil – Entrada da cidade

A importância da comunicação digital no movimento de Biodanza

Biodanza em Saúde Mental: Uma proposta de trabalho com jovens

O Corpo na Biodança: A Vivência do Tigre e a Coragem de Viver Sem Drogas



Fotos diversas (em PDF)



A+-     A  ?
» contatos

Rua José de Alencar, 630
sala 505
Porto Alegre - RS CEP: 90880-480

(51) 8403-3121
(51) 8403-3093
(51) 8505-1319
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA