ONG Parceira do PortoWeb

Projeto Inclusão e Diversidade


O Projeto Inclusão e Diversidade é realizado por uma equipe de profissionais de Biodanza vinculados à ONG RINACI em parceria com a Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo da APAE de Porto Alegre.

O Projeto Inclusão e Diversidade oferece aos participantes da Escola João Alfredo, suas famílias e funcionários, através de sessões de Biodanza, a vivência e a consolidação da ética relacional pautada na valorização da expressão única e autêntica de si e dos semelhantes; valorização e aceitação das diferenças, permeadas pelo vínculo afetivo do amor; abolição do julgamento a partir de parâmetros de normalidade pré-estabelecidas e valorização da identidade única de cada ser. Favorecendo a transformação das relações que contenham estigmas e preconceitos por ralações de amor e respeito pelas diferenças.

Acreditamos que à medida que o grupo de Portadores de Necessidades Especiais tenha sua identidade fortalecida e desenvolva sua capacidade de dar e receber feedback e de estabelecer limites, estarão formando uma base segura e flexível que os permitirá cada vez mais buscar sua inclusão na sociedade, segundo preceitos de dignidade e cidadania.

A inclusão e o resgate da cidadania são processos de integração que ocorrem na perspectiva individual e coletiva, as atividades propostas pela RINACI reforçam o vínculo entre todos os participantes do processo criando a noção da instituição como uma pequena comunidade onde um mundo solidário e amoroso acontece. Nossas atividades possibilitam criar um clima onde cada pessoa possa romper as barreiras da opressão, da segregação e do determinismo social, perceber e constituir sua importância dentro do grupo e da comunidade e de reconhecer a importância dos demais para si, tanto como indivíduos, como do grupo e da comunidade. As atividades propostas pela RINACI viabilizam a noção de comunidade solidária, afetiva e com valores de cuidado com a vida.
Histórico do Projeto Inclusão e Diversidade

O trabalho na escola João Alfredo iniciou no ano de 2003 com participantes em formação da Escola Rolando Toro de Pelotas. Nesta ocasião facilitavam aula de Biodanza para as mães dos participantes da escola. Passados três meses as mães solicitaram Biodanza para seus filhos.

No mês de junho do mesmo ano iniciou-se o trabalho com os alunos da escola. Foram realizadas 14 aulas no ano de 2003. O número de participantes variava de 15 a 20. No ano de 2004 foram realizados 27 aulas e 2 passeios de integração e confraternização do grupo. No ano de 2005 a RINACI passa a realizar o projeto com um facilitador e um monitor, no total de 30 aulas. Participaram em média 23 pessoas, sendo 11 meninas e 12 meninos. A faixa etária do grupo varia de 15 a 43 anos.

No ano de 2006 as atividades reiniciaram em março com sessões de Biodanza? para o grupo de alunos e para o grupo de mães. Pretende-se, neste ano, estender as ações formando um grupo para os profissionais da instituição.








A+-     A  ?
» contatos

Rua José de Alencar, 630
sala 505
Porto Alegre - RS CEP: 90880-480

(51) 8403-3121
(51) 8403-3093
(51) 8505-1319
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA