ONG Parceira do PortoWeb

Histórico


A RINACI - Rede de IntegraAção e Cidadania - é uma Organização Não Governamental que foi idealizada a partir da atuação de alunos e facilitadores de Biodanza, em meados de 2002 e fundada em abril de 2004. Conta com 33 sócios fundadores e uma rede de sócios contribuintes em ampliação.

A RINACI tem como valores o trabalho em equipe e as conquistas em grupo, norteados pela solidariedade, integridade, coerência, comprometimento, respeito à diversidade e amorosidade. Nosso objetivo é a prática de ações biocêntricas em instituições que tenham como público alvo pessoas que se encontrem em algum tipo de situação de exclusão ou desrespeitadas em seus direitos humanos, de forma a construir uma rede afetiva de apoio.

Ao longo deste período, realizaram-se algumas ações significativas, como oficinas de Biodanza no II e III Fórum Social Mundial (FSM) e no I e II Forunzinho, evento destinado às crianças, que ocorreu durante o período do FSM. A RINACI paricipou, inclusive, das oficinas preparatórias e organização voluntária deste último Fórum.

Dos programas desenvolvidos pela RINACI, destaca-se o Projeto Integrar, que iniciou em 2003 e, desde então, vem contribuindo com o resgate da cidadania e inclusão social de crianças, adolescentes e seus familiares que fazem parte do SASE - Serviço de Apoio Sócio-Educativo do município de Porto Alegre - região Centro - que acolhe crianças e adolescentes de 07 a 14 anos em situação de risco social. Este projeto tem como objetivo propiciar um ambiente que reforce os vínculos afetivos, oferecendo referenciais de valorização da identidade e da auto-estima. Os resultados obtidos foram uma maior manifestação de afeto, onde as crianças e os adolescentes se tornaram menos agressivas, movimentando-se e se expressando mais e melhor; e também com a diminuição na evasão e o aumento do aproveitamento escolar.

Em 2004 desenvolveu-se o Projeto Pró-Maria, com regularidade mensal, que se destina a mulheres e seus filhos em situação de violência familiar abrigados na casa de passagem Viva Maria, órgão vinculado à secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. Tem como objetivo facilitar meios de desenvolvimento pessoal para que possam reestruturar suas vidas de forma mais saudável, confiante na sua própria capacidade de superação, valorizando os potenciais e proporcionando estímulos positivos a quem está ou já esteve abrigado nessa instituição. Ao longo deste trabalho percebeu-se a aceitação e participação das mulheres e seus filhos, obtendo-se resultados positivos quanto à capacidade de superação da situação de violência.

No final de 2004 o RINACI passou a compor o Geração Consciente - Comitê de Planejamento Familiar, que faz parte do programa Fome Zero e é composto pelas ONGs Moradia e Cidadania, Brasil Sem Grades, Compromisso com a Vida, e tem parceria da prefeitura de Porto Alegre e da SERPLAN, Serviço de Orientação e Planejamento Familiar.

Para 2005, duas novas propostas estão em fase de desenvolvimento, uma com crianças especiais e a outra em um Posto de Saúde da Rede Pública de Porto Alegre. Temos 40 pessoas envolvidas entre estagiários, facilitadores e colaboradores (administração e comissões) envolvidos no Projeto da RINACI.

Projetos Atuais em desenvolvimento:

- Projeto Girassol - desenvolvido na Creche Girassol, Bairro Rubem Berta, em Porto Algre. Oficinas de Biodanza com crianças, de 3 a 6 anos,   em situação de vulnerabilidade social.

- Projeto MIM - Bairro Bom Jesus: Oficinas de Biodanza e Educ ação Biocentrica com crianças em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 6 a 15 anos.

- Casa Brasil - Oficinas de Biodanza e Educação Biocentrica com adolescentes de 9 a 14 anos.

 

 


 



A+-     A  ?
» contatos

Rua José de Alencar, 630
sala 505
Porto Alegre - RS CEP: 90880-480

(51) 8403-3121
(51) 8403-3093
(51) 8505-1319
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA