ONG Parceira do PortoWeb

Biodanza


A Biodanza® é um sistema criado nos anos 60, no Chile, pelo antropólogo e sociólogo Rolando Toro Arañeda, onde a dança, considerada como movimento carregado de emoção, é capaz de produzir alterações fisiológicas que deflagram potenciais adormecidos.

O termo Biodanza® vem do prefixo “Bio” que significa Vida e da palavra “Danza” que, etimologicamente, significa movimento integrado, pleno de sentido. Do encontro destes dois termos nasceu o significado poético “Dança da Vida”.

A Biodanza® é um sistema de integração afetivo-motora baseado em vivências induzidas pela dança, música e situações de encontro em grupo. A proposta é que os participantes dancem e resgatem a alegria de viver, vinculem-se consigo mesmo e com o outro realizando trocas afetivas que estimulam a auto-estima e o autoconhecimento. O Sistema Biodanza® é aberto à comunidade e não propõe um modelo de comportamento. É caracterizado pelo respeito e a valorização da diversidade, resgatando ações e comportamento que permitam à evolução da vida, sendo assim, um mediador entre cultura e vida.

Biodanza® usa uma metodologia vivencial dando ênfase à experiência vivida mais do que à informação verbal; permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.

O paradigma filosófico fundamental da Biodanza® é o Princípio Biocêntrico, ou seja: o pressuposto que todo o universo (inclusive os seres humanos) está organizado em função da vida. Dentro da concepção da Biodanza®, o que se pretende é resgatar a sacralidade da vida.

Através deste Sistema (re)aprendemos a “Dançar a Vida” diariamente, descobrindo o prazer da nossa natureza, dos nossos talentos e qualidades, em sintonia com a “pulsação dançante” de todo o universo.






A+-     A  ?
» contatos

Rua José de Alencar, 630
sala 505
Porto Alegre - RS CEP: 90880-480

(51) 8403-3121
(51) 8403-3093
(51) 8505-1319
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA